Publicado em: 06/03/2023
As 181 famílias do Loteamento Wilson Gonçalves iniciaram a semana comemorando uma conquista histórica. O prefeito Leonaldo Paranhos assinou, na tarde de hoje (6), o decreto que aprova o loteamento, uma luta antiga das famílias e que agora se consolida como a realização de um sonho. O loteamento foi implantado para realocar as famílias que residiam no Jardim Gramado.
Além da assinatura do decreto criando o loteamento, outros benefícios chegaram até as famílias. A Copel entregou a rede de energia elétrica, com investimentos de R$ 140 mil, o que possibilitará a ligação regular nas residências. A Secretaria de Obras Públicas fez a entrega da iluminação das ruas no entorno do loteamento.
A regularização fundiária é uma das prioridades da atual gestão e tem como objetivo garantir a dignidade dos mutuários e a propriedade legal dos espaços onde vivem. A assinatura do decreto de aprovação do loteamento Wilson Gonçalves é mais um passo importante nessa direção. Agora, todas as casas passarão a contar com um numeral, o que facilitará a entrega de correspondências, por exemplo.
O prefeito Leonaldo Paranhos disse que a aprovação do loteamento simboliza justiça para as famílias e que próximo passo será levar asfalto às ruas do entorno. Ele lembrou que Cascavel tem 98% de pavimentação asfáltica e que os dois por cento que ainda restam terão início no Loteamento Wilson Gonçalves. “Nosso desafio inicial era alocarmos as famílias aqui, fazermos a subdivisão, abrir as ruas, colocar água, energia elétrica, energia inclusive nas ruas, isso já fizemos, é página virada. Agora é realizar o que precisa ser concluído, fazer asfalto, fazer galeria. Quero ver as crianças aqui andando na calçada em paver, lâmpada de LED para iluminar e dar mais segurança”, destacou Paranhos.
O presidente da Companhia de Habitação de Cascavel (Cohavel), Vinicius Boza, ressalta que o loteamento está sendo regularizado definitivamente. “Hoje os moradores poderão falar ‘esse cantinho é meu, esse lote realmente é meu’, vai trazer uma segurança muito grande para eles do ponto de vista jurídico, do ponto de vista documental”, observa.
Izélia de Santana Gomes não escondia a emoção de agora poder ter um endereço de imóvel oficializado, com rua e casa numerada e faz questão de dizer que mora na Rua Veneza nº 1545, no Loteamento Wilson Gonçalves. É uma alegria, uma honra que Deus nos deu porque era uma terra que nós não tínhamos essa honra e hoje a gente se encontra com honra. Recebemos benefício de luz, de água, rua”, diz.
André Rodrigues Janiaski, gerente do Departamento de Projetos e Obras da Copel para a região Oeste, explica que a regularização traz mais segurança e melhora a qualidade de vida dos moradores. “Com a regularização da rede de energia eles poderão fazer a própria entrada de serviço, tudo de forma regular. Isso traz melhor qualidade de vida para as famílias que podem ter iluminação, sua televisão, geladeira”, afirma.
Sílvio Gonçalves, coordenador das famílias, diz que esse é um sonho que as famílias perseguem há 23 anos e que só nos últimos quatro anos começou a se concretizar, passo a passo, transformando os moradores em verdadeiros cidadãos. “No passado essas famílias eram vistas como marginais, escória da sociedade e hoje, graças a administração do prefeito Paranhos e a parte humana dele, que enxergou essas famílias como seres humanos, como cidadãos, e não como enxergavam antigamente os outros administradores. Trouxe dignidade e qualidade de vida a essas pessoas transformando-as em verdadeiros cidadãos cascavelenses”, enfatiza.